Paul Klee - Redgreen and Violet-Yellow Rhythms - 1920
"Paul Klee - Making Visible" - hoje é dia de Arte no nosso blog!
"Paul Klee - Making Visible" - exposição de 130 pinturas, aquarelas e desenhos de Paul Klee (1879-1940)
Até 9 de Março de 2014 - Tate Modern, Londres, Inglaterra
Veja uma breve apresentação feita pelo curador da mostra.
"Paul Klee - Making Visible" - exposição de 130 pinturas, aquarelas e desenhos de Paul Klee (1879-1940), expostas em 17 salas.
As obras de Klee, apresentadas em uma sinfonia de amarelo, azul e vermelho, criam uma impressão inexplicável de alegria, de música e de liberdade. Arte, artifício ou magia?
Paul Klee é um gigante da Arte do século XX e um dos grandes inovadores criativos da época.
A exposição começa com a inovação do artista durante a Primeira Guerra Mundial, quando ele desenvolveu seus patchworks abstratos de cores individuais que mais tarde se tornaram característicos de suas pinturas de "quadrados mágicos".
O coração da exposição incidirá sobre a década em que Klee passou a ensinar e trabalhar na Bauhaus, o centro do projeto modernista. As telas abstratas que ele produziu lá, elevaram a sua reputação a novos patamares internacionais.
A década de 1930, em seguida, trouxe mudanças radicais. Depois de mudar-se para Düsseldorf, Klee foi demitido de seu novo cargo de professor pelos nazistas e se refugiou na Suíça, com sua família, enquanto que suas obras foram removidos de coleções e rotuladas "arte degenerada" na Alemanha.
Apesar da turbulência política, a insegurança financeira e sua saúde em declínio, ele no entanto, tornou-se ainda mais prolífico.
Embora Klee enxergasse sua arte como um processo de criatividade espontânea e crescimento natural, exemplificado pela sua famosa descrição do desenho como "levar uma linha para um passeio", ele realmente verdadeiramente trabalhava com grande rigor. A exposição vai desafiar a reputação de Klee como um sonhador solitário, revelando a inovação e rigor com que Klee criou o seu trabalho e apresentou-o ao público.
Matthew Gale, curador
Até 9 de Março de 2014 - Tate Modern, Londres, Inglaterra
Assista os vídeos:
Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não
copie esse artigo sem autorização desse blog, mas compartilhe usando os ícones
de compartilhamento para e-mail ou redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário