sábado, 6 de janeiro de 2018

Análise da pintura “Country Road in Provence by Night” de Vincent Van Gogh

Vincent Van Gogh - Country Road in Provence by Night, 1890 – óleo sobre tela – 92 x 73 cm - Kröller-Müller Museum, Otterlo, Holanda


Análise da pintura “Country Road in Provence by Night” de Vincent Van Gogh


Essa é a última pintura que Van Gogh fez em Saint-Rémy-de-Provence, na França, pouco antes de deixar o asilo naquela cidade. Esta não é uma paisagem existente, mas sim composta a seu critério, presumivelmente como uma lembrança final de Saint-Rémy e como um resumo das muitas impressões que ele adquiriu durante a sua estadia na Provença.

Para Van Gogh, o cipreste é o símbolo máximo da Provence. Ele escreveu para seu irmão Theo: "Os ciprestes ainda me preocupam. Eu gostaria de fazer algo com eles como as telas dos girassóis, porque me surpreende que ninguém ainda os tenha feito como eu os vejo. É bonito em relação a linhas e proporções. E o verde tem uma qualidade tão distinta ".

Van Gogh fez experiências com o uso de cor e pincelada em Saint-Rémy. Muitas obras são compostas por formas graciosas e linhas turbulentas. Esse também é o caso aqui. As pinceladas curtas, rítmicas e onduladas, dão à pintura um grande dinamismo.

“Country Road in Provence by Night” foi pintada em Maio de 1890 e é uma das várias pinturas em que Van Gogh usou ciprestes de forma proeminente. Depois de terminar a obra, em Junho de 1890, em Auvers-sur-Oise, Van Gogh escreveu para seu amigo e colega Paul Gauguin que o tema da pintura é semelhante aos da obra de Gauguin “Cristo no Jardim das Oliveiras”.

Para alguns críticos, essa pintura reflete a crença de Van Gogh de que ele logo morreria, se compararmos a estrela à esquerda da pintura, que é pouco visível, com a lua crescente do lado direito e com o cipreste no meio, dividindo esses símbolos do antigo e do novo. O par de viajantes seria uma indicação da necessidade de companheirismo, para Van Gogh.

Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de Março de 1853 — Auvers-sur-Oise, 29 de Julho de 1890) foi um pintor pós-impressionista holandês. Seu trabalho teve uma grande influência na arte do século 20. Sua produção inclui retratos, autorretratos, paisagens e naturezas-mortas de ciprestes, campos de trigo e girassóis. Ele completou muitas de suas obras mais conhecidas durante os dois últimos anos de sua vida. Em pouco mais de uma década, produziu mais de 2.100 obras de arte, incluindo 860 pinturas a óleo e mais de 1.300 aquarelas, desenhos, esboços e gravuras.


Esse blog possui mais artigos sobre Van Gogh, com mais pinturas e detalhes sobre a vida dele. Clique sobre os links abaixo para ver:


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário