quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Curiosidades sobre a pintura “Benjamin Franklin Drawing Electricity from the Sky” de Benjamin West

Benjamin West - Benjamin Franklin Drawing Electricity from the Sky (Benjamin Franklin extraindo eletricidade do céu), c. 1816 – óleo sobre ardósia – 34 x 25,6 cm – Philadelphia Museum of Art, Philadelphia, PA, USA


Curiosidades sobre a pintura “Benjamin Franklin Drawing Electricity from the Sky” de Benjamin West


Essa pintura foi feita em comemoração à experiência feita por Benjamin Franklin na Filadélfia, em 1752, para demonstrar que a luz é uma forma de eletricidade. A pintura é um esboço para um retrato em larga escala, nunca executado, que Benjamin West planejou para o Hospital da Pensilvânia na Filadélfia, fundado por Franklin.

West representou o momento em que uma centelha de eletricidade, passando por uma chave unida a uma pipa voando em um céu tempestuoso, saltou para a mão levantada de Franklin. A cena é uma espécie de alegoria, com Franklin empoleirado em nuvens e cercado por assistentes angélicos. Os da direita puxam o cordão da pipa e os da esquerda supervisionam os jarros de iluminação que reúnem a corrente elétrica. Um dos anjos da direita está vestido como um nativo (índio) americano. Franklin estava com cerca de 40 anos de idade quando fez essa experiência, mas West o retratou como se ele fosse um idoso, pois era como ele ficou mais conhecido.

Enquanto morou em Londres, West fez amizade com Franklin, um colega da Pensilvânia, mas não fez o retrato do célebre cientista e estadista americano até depois da morte dele, embora West e Franklin fossem amigos em Londres entre 1765 e 1775, e o estadista / cientista fosse padrinho do segundo filho do artista. West aparentemente confiou em uma gravura ou uma cópia de um retrato em miniatura de Franklin, feito pelo artista francês Jean-Baptiste Weyler, cerca de 1782.

Benjamin West (10 de outubro de 1738 - 11 de março de 1820) foi um pintor de história anglo-americana durante e depois da Guerra Americana de Independência e da Guerra dos Sete Anos. Ele foi o segundo presidente da Real Academia em Londres, servindo de 1792 a 1805 e 1806 a 1820. Foi oferecido a ele um título de cavaleiro (Sir) pela Coroa britânica, mas West recusou. Ele disse que "A arte é a representação da beleza humana, idealmente perfeita no design, graciosa e nobre em atitude".

Benjamin Franklin (17 de janeiro de 1706 - 17 de abril de 1790) foi um famoso sábio e um dos fundadores dos Estados Unidos. Franklin era escritor, impressor, teórico político, político, cientista, inventor, humorista, ativista cívico, estadista e diplomata. Como cientista, ele foi uma figura importante na história da física por suas descobertas e teorias em relação à eletricidade. Como inventor, ele é conhecido pelo para-raios, lentes bifocais e pelo fogão Franklin, entre outras invenções. Ele fundou muitas organizações civis, incluindo o departamento de incêndio da Filadélfia e a Universidade da Pensilvânia.


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário