quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

A história da pintura “The Auditorium of the Old Burgtheater” de Gustav Klimt

Gustav Klimt - The Old Burgtheater, 1888-1889 – guache sobre papel - 92 x 82 cm - Historisches Museum der Stadt Wien, Vienna, Austria



A história da pintura “The Auditorium of the Old Burgtheater” de Gustav Klimt


Klimt retratou o palco do Burgtheater a partir do palco para o auditório. Uma escolha estranha, porque as abordagens convencionais para este tema em geral mostram atores atuando no palco. É típico do estilo acadêmico dos primeiros trabalhos de Klimt. Os detalhes minuciosos dessa pintura, que inclui mais de 150 retratos individuais minúsculos, são impressionantes em sua precisão quase fotográfica. Entre os membros da plateia estão o primeiro-ministro austríaco, o prefeito de Viena, o compositor Brahms e a amante do Imperador, Katherina Schratt, uma atriz. Quando o público vienense soube dessa encomenda, as pessoas imploraram para Klimt inserir os seus retratos na pintura, por menor que fossem.


Gustav Klimt - The Old Burgtheater, 1888-1889 - detalhe


Gustav Klimt (Baumgarten, Viena, 14 de julho de 1862 — Viena, 6 de fevereiro de 1918) foi um pintor austríaco. Associado ao simbolismo, destacou-se dentro do movimento Art Nouveau austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena, que recusava a tradição acadêmica nas artes, e fundador também do jornal do movimento, “Ver Sacrum”. Klimt também foi membro honorário das universidades de Munique e Viena. Ele produziu um dos mais importantes corpos de arte erótica do século. Inicialmente bem-sucedido como um pintor acadêmico convencional, seu encontro com tendências mais modernas na arte europeia o encorajou a desenvolver seu próprio estilo eclético e muitas vezes fantástico. Os seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte, muitos deles expostos na Galeria da Secessão de Viena. Klimt completou várias obras-primas, incluindo O Beijo, Danaë e o Retrato de Adele Bloch-Bauer I.

Klimt escreveu pouco sobre sua visão ou seus métodos. Em um raro escrito chamado "Comentário sobre um autorretrato inexistente", ele afirma: "Eu nunca pintei um autorretrato. Estou menos interessado em mim mesmo como um tema para uma pintura do que em outras pessoas, acima de tudo, mulheres. Não há nada especial sobre mim. Eu sou um pintor que pinta dia após dia, de manhã à noite. Quem quiser saber algo sobre mim deve olhar atentamente para as minhas pinturas."


Gustav Klimt - The Old Burgtheater, 1888-1889 - detalhe


Esse blog possui mais artigos sobre Gustav Klimt. Clique sobre esses links para ver:





Assista um vídeo sobre Gustav Klimt e sua arte, clicando aqui:




Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário