quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Série Van Gogh: Borboletas

Vincent Van Gogh – "Two White Butterflies" – 1889 - Van Gogh Museum, Amsterdam

Série Van Gogh: Borboletas

Borboletas é uma série pinturas feitas por Vincent van Gogh em 1889 e 1890. Van Gogh fez algumas pinturas de borboletas e uma de mariposa. Para Van Gogh, a metamorfose da lagarta em borboleta é simbólica da capacidade dos homens e das mulheres para a transformação.

A diferença entre borboletas e mariposas: as borboletas são mais coloridas e voam durante o dia. As asas das borboleta não são ligadas e dobram juntas quando estão em posição de repouso. As mariposas não são muito coloridas, voam à noite e têm asas ligadas. Há algumas exceções, no entanto, como alguns tipos de mariposas coloridas.

As borboletas são encontrados na arte e na literatura, muitas vezes como símbolos da liberdade, transformação e vida. Van Gogh utilizou borboletas em suas obras, como um símbolo de esperança.
Uma de suas metáforas favoritas era sobre as possibilidades transformadoras. Em uma carta a sua irmã Wil, Van Gogh diz que "ele como um pintor deve pintar quadros, possivelmente algo mais virá depois disso". Quando precisava de consolo, a natureza era o lugar onde Van Gogh ia para encontrar a paz.


Vincent Van Gogh – "Grass and Butterflies" – 1889 – Van Gogh Museum


Van Gogh chegou a Arles, no sul da França, quando tinha cerca de 35 anos de idade. Lá ele começou a produzir alguns dos seus melhores trabalhos. As pinturas de girassóis, as mais reconhecidas pinturas de Van Gogh, foram criadas nessa época. Este foi provavelmente um dos períodos mais felizes da vida de Van Gogh. Ele estava confiante e aparentemente contente.


Vincent Van Gogh – "Great Peacock Moth" – 1889 - Van Gogh Museum, Amsterdam


Durante um ano, de Maio de 1889 a Maio de 1890, Van Gogh foi voluntariamente admitido no asilo em Saint-Rémy, que fica perto de Arles. Durante esse tempo, ele foi muitas vezes restrito a trabalhar no interior do recinto do asilo. Lá ele pintou árvores cobertas de hera, lilases e lírios do jardim.
Em maio 1889 Van Gogh começou a trabalhar em "Great Peacock Moth" que ele apelidou como "Mariposa da Cabeça da Morte". A mariposa chamada "cabeça da morte", é uma mariposa noturna raramente vista. Ele descreveu as cores da grande mariposa "de incrível distinção, preto, branco cinzento, tingido de carmim ou vagamente obscurecendo  em verde oliva". Por trás da mariposa há um fundo de flores. O tamanho da mariposa e das plantas ao fundo atraem o espectador para o trabalho. As cores são vivas, de acordo com a paixão de Van Gogh e intensidade emocional. Este trabalho também tem o título "Emperor Moth" no Museu Van Gogh.


Vincent Van Gogh – "Poppies and Butterflies" – 1890 - Van Gogh Museum, Amsterdam


"Poppies and Butterflies" sugere uma qualidade decorativa como a de um tecido, comparado com as gravuras japonesas que ele admirava.


Vincent Van Gogh – "Long Grass with Butterflies" – 1890 - National Gallery, London


"Long Grass with Butterflies" ou "Meadow in the Garden of Saint-Paul Hospital" é uma vista de um jardim abandonado com grama alta e ervas daninhas no terreno do asilo. O trabalho foi feito no final de sua estadia em Saint-Rémy.


Em 1888, Van Gogh também trabalhou em um "estudo de espinhos empoeirados, com uma inumerável multidão de borboletas brancas e amarelas", mas a pintura foi perdida.


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas compartilhe usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário