quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A história da obra: Edgar Degas, "A Carriage at the Races" – veja outras obras relacionadas

Edgar Degas, "A Carriage at the Races", 1872, Oil on canvas, 36.5 x 55.9 cm, Museum of Fine Arts, Boston, US


A história da obra: Edgar Degas, "A Carriage at the Races" – veja outras obras relacionadas

Esta pintura foi uma das primeiras obras que Degas vendeu (em 1872) para Paul Durand-Ruel, o negociante que se tornou o grande marchand dos impressionistas. Não é apenas uma paisagem, mas também uma cena da vida cotidiana e acima de tudo, um retrato de família. O condutor da carruagem é o amigo de Degas, Paul Valpinçon, que é mostrado com sua esposa, uma ama de leite, e no colo da enfermeira, o filho do casal, Henri. Com um título sutilmente irônico - as corridas têm um papel menor na composição - a pintura esteve entre as contribuições do artista para a primeira exposição impressionista em 1874.

Paul Valpinçon era amigo de longa data de Degas, mas era também primo em terceiro grau de Gustave Caillebotte. Paul Valpinçon nasceu em 29 de Outubro de 1834 em Paris, embora a família fosse originalmente da Normandia. A pintura de Degas "Madame Valpinçon" (1865) é provavelmente da esposa de Paul, Marguerite Claire (nascida Brinquant) Valpinçon. Degas também fez pinturas dos filhos de Paul Valpinçon, Henri e Hortense.


Edgar Degas - Portrait of Paul Valpinçon – c. 1855 – óleo sobre tela - 40.32 x 32.39 cm - Minneapolis Institute of Arts


Edgar Degas e Paul Valpinçon tinham uma amizade que começou antes mesmo de os dois se tornarem colegas de classe em 1846. Na verdade, seus pais eram amigos. O pai de Paul, Edouard Valpinçon, desempenhou um papel no desenvolvimento artístico de Degas, incentivando o interesse do jovem artista no pintor neoclássico francês Jean-Auguste-Dominique Ingres. A admiração de Degas por Ingres é aparente na maneira como ele capturou a semelhança de seu amigo neste retrato. Muitos anos mais tarde, a filha de Paul, Hortense, recontou a história da criação do retrato. Ela disse que foi pintado no pátio da casa em Paris de seu avô quando seu pai tinha apenas 21 anos de idade, uma idade que corresponde à data de 1855, inscrita por uma mão desconhecida, no verso da pintura.O retrato permaneceu com Hortense até os anos 1930. Mais tarde foi doada ao The Minneapolis Institute of Arts em 1974.


Edgar Degas – “A Woman Seated beside a Vase of Flowers (Madame Paul Valpinçon?)”  - 1865 – óleo sobre tela - 73.7 x 92.7 cm – The Metropolitan Museum of Art


A justaposição do bouquet em destaque e a figura fora do centro, olhando distraidamente para a direita, exemplifica o objetivo de Degas de capturar indivíduos em situações aparentemente casuais. A modelo é provavelmente a esposa do amigo do artista, Paul Valpinçon, Marguerite Claire (nascida Brinquant) Valpinçon. Degas apreciava muito a casa de campo de seu amigo, Ménil-Hubert, e as dálias e demais flores no buquê sugerem uma visita no final do verão.


Edgar Degas – “Portrait of Mlle. Hortense Valpinçon” – 1871 – óleo sobre tela - 75.57 x 113.67 cm - Minneapolis Institute of Arts


 Edgar Degas – “Portrait of Henri Valpincon as a child with a governess” – 1870


Edgar Hilaire Germain Degas (Paris, 19 de julho de 1834 — Paris, 27 de Setembro de 1917) foi um pintor, gravurista, escultor e fotógrafo francês. É conhecido sobretudo por sua visão particular do mundo do balé. É ainda reconhecido pelos seus célebres pastéis e como um dos fundadores do impressionismo. Muitos dos seus trabalhos conservam-se hoje no Museu d´Orsay, em Paris. 


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas compartilhe usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário