sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Esquilos em Retratos de Arte

John Singleton Copley - A Boy with a Flying Squirrel (Henry Pelham) – 1765 – óleo sobre tela - 77.15 x 63.82 cm – Museum of Fine Arts, Boston


Esquilos em Retratos de Arte


John Singleton Copley cresceu em Boston quando ainda não havia formação artística formal na América. Em grande parte autodidata, em meados dos anos 1760 ele era o retratista mais procurado em New England. Ele aspirava, no entanto, mais do que o sucesso provincial e queria saber como seu trabalho seria aferido por padrões ingleses sofisticados. Para descobrir, em 1765, ele pintou um retrato de seu meio-irmão, Henry Pelham, não como uma encomenda, mas sim para expor em Londres. Essa pintura foi calculada para demonstrar tudo o que Copley poderia fazer. Ela recebeu muitos elogios, talvez o mais importante de Sir Joshua Reynolds, um dos principais artistas ingleses, que chamou a pintura, "um desempenho maravilhoso".


Attributed to Cosmo Alexander - Girl with a Squirrel – 1770


Francesco Montemezzano – Retrato de Mulher com Esquilo – 1565-75


 Esquilos foram mantidos como animais de estimação na Idade Média e no Renascimento, adornados com acessórios elaborados. O esquilo foi um animal de estimação popular medieval, quase sempre descrito e retratado como equipado com uma coleira e uma corrente, geralmente finamente trabalhada em prata. A prática de manter esquilos como animais de estimação ainda prevaleceu no século 16, continuando até o século 18.


Joseph Highmore - The Family of Sir Eldred Lancelot Lee - 1736


Frederic Kerseboom - Lady with a Red Squirrel on a chain and a Spaniel – c. 1600


Frans Luycx - Charles Joseph (1649-1664) Archduke of Austria with Squirrel – 1650


Hans Holbein the Younger - A Lady with a Squirrel and a Starling (Anne Lovell?) – c. 1526-8 – óleo sobre madeira - 56 x 38.8 cm - The National Gallery, London

Esse retrato provavelmente foi pintado durante a primeira visita de Holbein à Inglaterra em 1526-8. É provavel que a modelo seja Anne Lovell. O pássaro ao fundo e o esquilo de estimação em uma corrente, podem ter tido a intenção de aludir a seu nome: a família Lovell tinha esquilos em seu brasão de armas. É possível que o retrato fez parte de um par, retratando marido e mulher. Esquilos eram animais de estimação populares na Inglaterra, desde o início do século 14. É improvável que a modelo tenha posado com o esquilo ou o pássaro. Holbein, provavelmente, fez estudos separados deles em desenhos.


Joseph Badger – Rebeca Orne (later Mrs. Joseph Cabot) with Squirrel – 1757


John Singleton Copley – Frances Deering Wentworth (Mrs. Theodore Atkinson, Jr.) with Squirrel – 1765


Johann Zoffany (1733 – 1810) – Three Daughters of John, 3rd Earl of Bute – c. 1763-4 – óleo sobre tela – 101,2 x 126,5 cm – Tate Collection, London


Três meninas brincam com esquilos de estimação no Parque Luton Hoo, Bedfordshire, ao norte de Londres, adquirido pelo Conde de Bute em 1763. O solar da família foi construído na mesma localidade em 1774. A menina mais nova, à esquerda, segura uma avelã para atrair um dos esquilos, que escapou de sua corda. Zoffany nasceu na Alemanha e se estabeleceu em Londresem 1760. Foi membro fundador da Royal Academy.

Bonus:

Albrecht Dürer – Dois Esquilos – 1492


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas compartilhe usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário