quinta-feira, 19 de julho de 2018

Série Edgar Degas – Millinery Shop (Chapelaria)

Edgar Degas - The Millinery Shop, 1879/1886 – óleo sobre tela - 100 x 110.7 cm – Art Institute of Chicago, IL, USA

Embora Degas tenha criado várias pinturas sobre chapelarias, esta é a maior e única que Degas píntou, em escala de museu sobre esse tema. The Millinery Shop retrata uma mulher sentada em uma mesa / balcão em uma loja de chapelaria, parecendo examinar de perto ou trabalhar em um chapéu feminino, que ela segura em suas mãos. A cena é vista de cima. A jovem retratada nessa pintura presumivelmente era uma chapeleira examinando sua obra, com os lábios apertados (talvez em torno de um alfinete), mas também foi sugerido que ela poderia ser uma cliente prestes a usar um chapéu, já que ela usa um vestido caro e luvas de pelica. Um exame de raio-X revelou que essa figura originalmente representava um cliente, mas ao repensar o tema, Degas reteve as informações necessárias para determinar sua identidade.


Série Edgar Degas – Millinery Shop (Chapelaria)


Degas retratou uma classe média emergente durante o final do século 19 e início do século 20, para quem os chapéus eram declarações de riqueza e status. De acordo com Degas, as chapeleiras eram "a aristocracia das trabalhadoras de Paris, as mais elegantes e distintas". Os anos 1870-1890 foram a época de ouro para os fabricantes de chapéus. Nesta época, em Paris, havia cerca de 1.000 chapeleiros trabalhando na então considerada capital da moda do mundo.


Edgar Degas - The Milliners, c. 1882 – antes de 1905 – óleo sobre tela - 59.1 × 72.4 cm - The J. Paul Getty Museum, Los Angeles, CA, USA


Edgar Degas - At the Milliner´s, 1882 – lapis pastel sobre papel cinza claro (papel de embrulho industrial) - 76.2 x 86.4 cm - Metropolitan Museum of Art, New York, USA


Edgar Degas – The Milliner, c. 1882 – lapis pastel e carvão sobre papel cinza – 47,6 x 62,2 cm - Metropolitan Museum of Art, New York, USA


Edgar Degas - At the Milliner c. 1882 – 1885 – óleo sobre tela - 61.6 × 73.66 cm - Virginia Museum of Fine Arts


Edgar Degas - At the Milliner’s, 1881 – lapis pastel sobre papel colado sobre tela - 69.2 x 69.2 cm - Metropolitan Museum of Art, New York, USA

Duas clientes em vestidos quase idênticos (talvez uma mãe e uma filha ou duas irmãs), são vistas por trás em uma loja de chapelaria. Esta obra pode ter sido concebida originalmente como uma imagem de uma vendedora (à esquerda) ajustando um chapéu em um suporte. No entanto, quando Degas desenhou a mulher por baixo do chapéu à direita e adicionou as costas do sofá, a identidade da figura à esquerda foi transformada, pois lojistas não podiam se sentar.


Edgar Hilaire Germain Degas (Paris, 19 de julho de 1834 — Paris, 27 de Setembro de 1917) foi um pintor, gravurista, escultor e fotógrafo francês. É conhecido sobretudo por sua visão particular do mundo do balé. Mais da metade de suas obras retratam dançarinas. Ele é considerado um dos fundadores do impressionismo, embora ele rejeitasse o termo, preferindo ser chamado de realista. Degas era um excelente desenhista, especialmente na representação de movimento, como pode ser visto em sua interpretação de dançarinas, corridas de cavalos e nus femininos. Seus retratos são notáveis por sua complexidade psicológica.

Edgar Degas contribuiu significativamente para o impressionismo com suas representações de momentos fugazes e imagens da vida parisiense moderna, em teatros, cafés e estúdios de balé. À medida que sua prática evoluiu, ele desenvolveu um profundo interesse nas poses e na fisicalidade do balé, produzindo aproximadamente 1.500 representações de dançarinos ao longo de sua carreira. Como muitos de seus contemporâneos, Degas foi influenciado pelas gravuras japonesas, o que o inspirou a experimentar composições assimétricas e pontos de vista incomuns. Ele também trabalhou em uma ampla gama de mídia e técnicas, e foi particularmente conhecido por seu uso de lápis pastel para retratar figuras, com uma solidez quase escultural.


Esse blog possui mais artigos sobre Edgar Degas. Clique sobre os links abaixo para ver:






Veja e leia sobre As bailarinas de Degas, clicando nesse link:



Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário