segunda-feira, 16 de julho de 2018

Edu Lobo - O Trenzinho do Caipira




Edu Lobo - O Trenzinho do Caipira

“O Trenzinho do Caipira” é uma composição de Heitor Villa-Lobos e parte integrante da peça Bachianas Brasileiras nº 2. A obra se caracteriza por imitar o movimento de uma locomotiva com os instrumentos da orquestra. Anos depois, a melodia recebeu letra composta por Ferreira Gullar em Poema Sujo.

Bachianas Brasileiras é uma série de nove composições de Heitor Villa-Lobos escrita em 1922. Nesse conjunto, escrito para formações diversas, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro (em especial a música caipira) às formas pré-clássicas no estilo de Bach, intencionando construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo. Esta homenagem a Bach também foi feita por compositores contemporâneos como Stravinski. Todos os movimentos das Bachianas, inclusive, receberam dois títulos: um bachiano, outro brasileiro. São trechos famosos de Bachianas a Tocata (O Trenzinho do Caipira), quarto movimento das n° 2; a Ária (Cantilena), que abre as de n° 5; o Coral (O Canto do Sertão) e a Dança (Miudinho), ambos nas n° 4.

Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 5 de março de 1887 — Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959) foi um compositor brasileiro. Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contêm nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas. No Brasil, sua data de nascimento é celebrada como Dia Nacional da Música Clássica.

Ferreira Gullar, pseudônimo de José Ribamar Ferreira (São Luís, 10 de setembro de 1930 – Rio de Janeiro, 4 de dezembro de 2016, foi um escritor, poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro e um dos fundadores do neoconcretismo. Foi o postulante da cadeira 37 da Academia Brasileira de Letras, da qual tomou posse em 5 de dezembro de 2014.

Eduardo de Góes Lobo, conhecido como Edu Lobo (Rio de Janeiro, 29 de agosto de 1943), é um cantor, compositor, arranjador e instrumentista brasileiro. Ele alcançou a fama na década de 1960 como parte do movimento da bossa nova. Suas músicas foram interpretadas por artistas como Toots Thielemans, Elis Regina, Sylvia Telles, Sergio Mendes, Antonio Carlos Jobim, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Monica Salmaso, Sarah Vaughan, Caterina Valente e outros. “Dos Navegantes”, um álbum em colaboração com Romero Lubambo e Mauro Senise, ganhou o Grammy Latino de 2017 de Melhor Álbum MPB.

Assista mais uma versão da canção, interpretada por Ney Matogrosso e solo de guitarra de Frejat:




Assista uma versão clássica dessa obra, interpretada pela Orquestra Sinfônica Brasileira, regida pelo maestro Roberto Minczuk em 2015:






Nenhum comentário:

Postar um comentário