sexta-feira, 25 de maio de 2018

A história da pintura "Veronica Veronese" de Dante Gabriel Rossetti

Dante Gabriel Rossetti – Veronica Veronese, 1872 – óleo sobre tela – 109,2 x 88,9 cm – Delaware Art Museum, Wilmington, Delaware, US


A história da pintura "Veronica Veronese" de Dante Gabriel Rossetti


Como grande parte do trabalho de Rossetti de 1860 e 1870, Veronica Veronese foi inspirada pela pintura veneziana. Acredita-se que representa "a alma artística no ato da criação". Dante Gabriel Rossetti descreveu assim a pintura Veronica Veronese: “A garota está em uma espécie de devaneio apaixonado, e está percorrendo sua mão indiferentemente ao longo das cordas de um violino que está pendurado contra a parede, enquanto ela segura o arco com a outra mão, como se ele estivesse preso pelo pensamento dela naquele momento, quando ela estava prestes a tocar. Vou fazer dessa pintura, um estudo de verdes variados.”

A modelo da pintura foi Alexa Wilding, que frequentemente posava para Rossetti. Ela estava usando um vestido verde, emprestado de Jane Morris, que também foi retratada várias vezes por Rossetti, também usando um vestido verde, provavelmente esse mesmo.

Na moldura da pintura, há uma citação, provavelmente escrita por Rossetti ou Algernon Charles Swinburne e atribuída às Cartas de Girolamo Ridolfi: “De repente, inclinando-se para a frente, a Senhora Verônica rapidamente escreveu as primeiras notas na página virgem. Então ela pegou o arco do violino para tornar realidade o seu sonho. Mas antes de começar a tocar o instrumento pendurado em sua mão, ela permaneceu quieta por alguns momentos, ouvindo o pássaro inspirador, enquanto sua mão esquerda se desviou do casamento das vozes da natureza e da alma - o alvorecer de uma criação mística."

Nessa obra, a Arte está personificada como uma mulher. Parece que a própria beleza inspirava Rossetti. Quase todas as suas obras são imagens de mulheres bonitas, mas talvez elas signifiquem algo mais profundo do que a apreciação física. É a busca de algo que ele expressou artisticamente através da forma feminina. Talvez tenha sido uma apreciação da Musa. Ou talvez fosse a noção de que o melhor modo de representar a Arte, a Alma e outros ideais era através da beleza da Mulher.

Dante Gabriel Rossetti (12 de maio de 1828 - 9 de abril 1882) foi um poeta Inglês, ilustrador, pintor e tradutor. Ele fundou a Irmandade Pré-Rafaelita em 1848 com William Holman Hunt e John Everett Millais. Rossetti foi mais tarde a principal fonte de inspiração para uma segunda geração de artistas e escritores influenciados pelo movimento, notadamente William Morris e Edward Burne-Jones. Sua obra também influenciou os simbolistas europeus e foi um importante precursor do Movimento Estético. Era filho de um imigrante italiano. Rossetti nasceu em Londres, e recebeu o nome Gabriel Charles Dante Rossetti. Sua família e amigos o chamavam de Gabriel, mas em publicações ele colocava o nome Dante primeiro (em honra de Dante Alighieri). A arte de Rossetti era caracterizada por sua sensualidade e seu revivalismo medieval. A vida pessoal de Rossetti foi intimamente ligada ao seu trabalho, especialmente suas relações com as seus modelos e musas Elizabeth Siddal, Fanny Cornforth e Jane Morris.

Esse blog possui mais um artigo sobre Dante Gabriel Rossetti. Clique sobre o link abaixo para ver:

http://www.arteeblog.com/2016/05/analise-de-o-devaneio-de-dante-gabriel.html


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário