domingo, 20 de maio de 2018

Henri-Edmond Cross – sua arte e sua história

Henri-Edmond Cross - The Artist's Garden at Saint-Clair, 1904-5 – aquarela – 26,6 x 35,8 cm – The Metropolitan Museum of Art, New York, US


Henri-Edmond Cross – sua arte e sua história


Henri-Edmond Cross - Self Portrait with Cigarette, 1880 – óleo sobre madeira – coleção particular


Henri-Edmond Cross, nascido Henri-Edmond-Joseph Delacroix, (20 de maio de 1856 - 16 de maio de 1910) foi um pintor e gravurista francês. Foi um dos principais pintores neoimpressionistas, um pioneiro do Pontilhismo e membro fundador do Salon des Indépendants. Nascido em Douai e criado em Lille, França. Ele foi uma influência significativa sobre Henri Matisse e muitos outros artistas. Seu trabalho foi fundamental para o desenvolvimento do fauvismo. Suas primeiras aulas de desenho foram com o pintor Carolus-Duran em 1866. Ele estudou na École des Beaux-Arts em Lille, na Écoles Académiques de Dessin et d'Architecture e depois de se mudar para Paris em 1888, continuou sua educação artística com outro artista, Douai Émile Dupont-Zipcy.


Henri-Edmond Cross - The Farm, Evening, 1893 – óleo sobre tela – coleção particular


As primeiras pinturas de Cross, retratos e naturezas-mortas, foram feitas nas cores escuras do Realismo. Para se distinguir do famoso pintor romântico Eugène Delacroix, ele mudou seu nome em 1881, encurtando e anglicizando seu nome de nascimento para "Henri Cross" (a palavra francesa croix significa cruz). O ano de 1881 também foi quando Cross realizou sua primeira exposição no Salon des Artistes Français. Ele pintou muitas paisagens em uma viagem de 1883 para os Alpes-Maritimes, acompanhado por sua família, inclusive uma pintura que Cross exibiu na Exposição Universal de Nice no final daquele ano. Durante a viagem ao Mediterrâneo, Cross conheceu Paul Signac, que se tornou um amigo próximo e influência artística.


Henri-Edmond Cross - Evening Breeze, 1893-1894 – óleo sobre tela – Musée d´Orsay, Paris, França


A mudança de seu estilo sombrio e realista, foi gradual. Sua paleta de cores tornou-se mais clara, trabalhando nas cores mais brilhantes do impressionismo. Ele também trabalhou en plein air. No final da década de 1880, ele pintou paisagens puras que mostravam a influência de Claude Monet e Camille Pissarro.


Henri-Edmond Cross - Regatta in Venice, 1903-1904 – óleo sobre tela – 73,7 x 92,7 cm – Museum of Fine Arts, Houston, TX, US


Henri-Edmond Cross - Cypress, April, 1904 – óleo sobre tela – coleção particular


Em 1884, Cross co-fundou a Société des Artistes Indépendants, que consistia em artistas descontentes com as práticas do Salão oficial, e apresentou exposições sem júri e sem premiação. Lá, ele conheceu e tornou-se amigo de muitos artistas envolvidos no movimento neoimpressionista, porém Cross não adotou seu estilo por muitos anos. Seu trabalho continuou a manifestar influências de Édouard Manet, assim como dos impressionistas.


Henri-Edmond Cross - The Woods, 1906-1907 – óleo sobre tela - Musée de l'Annonciade, Saint-Tropez, França


Em 1891, Cross começou a pintar no estilo neoimpressionista e mostrou sua primeira grande obra usando essa técnica em uma exposição independente. Essa pintura é um retrato pontilhista da madame Hector France, Irma Clare, que Cross conheceu em 1888 e com quem se casou em 1893.


Henri-Edmond Cross - Madame Hector France, 1891 – óleo sobre tela – 208,5 x 149,5 cm – Musée d´Orsay, Paris, França


A arte de Henri-Edmond Cross pertence aos últimos anos do neoimpressionismo. Após sua mudança para Saint-Clair em 1901, uma pequena aldeia na Côte d'Azur, perto de Saint-Tropez, ele iniciou uma fase de pinturas de paisagem em óleo e aquarela, usando uma paleta de cores saturadas e vivas. Nessa fase, Cross relaxou os rigorosos arranjos ópticos da técnica pontilhista, favorecendo um estilo de pintura em que usava marcas de pincel longas e em blocos em padrões decorativos de mosaico. Cross pintou muitas aquarelas radiantes de seu jardim semitropical em Saint-Clair, onde ele e Paul Signac costumavam recepcionar frequentemente Pierre Matisse, André Derain e Albert Marquet, artistas mais tarde associados ao movimento Fauve.


Henri-Edmond Cross - Landscape with Stars, c. 1905-1908 – aquarela – 24,4 x 32 cm - Metropolitan Museum of Art, New York, US


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário