quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Instalação “Many Small Cubes” - Sou Fugimoto


Instalação “Many Small Cubes” -  Sou Fugimoto

O arquiteto japonês Sou Fujimoto criou uma instalação em Paris, nos Jardins des Tuileries composta por cubos de metal suspensos e plantas, para a feira de arte FIAC. Encomendada pela galeria de arte parisiense Philippe Gravier, a instalação é composta pos diversas caixas empilhadas - algumas contendo plantas e árvores de pequeno porte - que estão conectadas em apenas um canto, lado ou borda. Juntas, eles criam uma estrutura com balanço e aberturas aleatórias em uma avenida arborizada no parque Tuileries. Um vazio no centro representa a "sala de estar", com entradas formais em ambos os lados e muitos outros pontos de acesso.

A estrutura pretende representar uma casa "nômade" e servir, em parte, como uma intervenção arquitetônica e, em parte, como uma escultura. "As massas flutuantes criam uma nova experiência do espaço, um ritmo de sombras e luzes piscando, como sob as árvores", disse Fujimoto. "A arquitetura da instalação forma um elemento unificado cujo equilíbrio e estabilidade são cuidadosamente projetados: as posições de cada cubo e de cada árvore participam para a estabilidade geral, trazendo toda a arquitetura mais perto da natureza".Sustentados por uma estrutura de aço, os cubos são feitos de folhas de alumínio anodizado que foram individualmente cortadas à mão para caber no lugar.

Uma pequena torre de andaimes próxima à instalação contem um projetor a partir do qual imagens são projetadas sobre as superfícies dos cubos de um lado da estrutura. Projetado pelo artista de iluminação Patrick Rimoux, estas imagens variam de padrões de cores abstratas a números tipográficos e nuvens em movimento.

A instalação faz parte de uma série de peças que a galeria encomendou a artistas e arquitetos, e que as descrevem como "joias" ou "loucuras" arquitetônicas. São estruturas nômades, removíveis e duráveis, que podem ser inscritas tanto na paisagem artística quanto na ambiental", disse Philippe Gravier.
A instalação é o primeiro trabalho de Fujimoto em Paris. Vem na sequência do projeto popular do arquiteto para a Serpentine Gallery Pavilion, em Londres, no ano passado.

Veja o artigo desse Blog sobre a instalação na Serpentine Gallery:
http://designmuitomais.blogspot.com.br/2013/06/serpentine-gallery-2013.html  


Nenhum comentário:

Postar um comentário