quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Henri Matisse: The Cut-Outs - exposição em Londres - passeio virtual

Henri Matisse Blue Nude (II) spring 1952 Musée National d’Art Moderne © Succession Henri Matisse/DACS 2014 Photo: Centre Pompidou, MNAM-CCI, Dist. RMN-Grand Palais/Droits réservé s


Henri Matisse: The Cut-Outs - exposição em Londres





Henri Matisse - Icarus 1946 - Centre Pompidou, MNAM-CCI, Dist. RMN-Grand Palais / Droits réservés © Succession Henri Matisse / DACS 2013


Grande exposição da Tate Modern, Henri Matisse: The Cut-Outs, é a exposição mais abrangente já dedicada aos recortes/colagens de papel do artista, feitas entre 1937 e 1954. Reúne cerca de 130 obras, muitas vistas juntas pela primeira vez, em uma reavaliação dos trabalhos finais coloridos e inovadores de Matisse.

Henri Matisse - The Snail - 1953 - © Succession H. Matisse / DACS 2014




Henri-Émile-Benoît Matisse (1869 - 1954) é uma das principais figuras da arte moderna e um dos coloristas mais importantes de todos os tempos. Um desenhista, gravador, escultor e pintor, seus inigualáveis ​​recortes estão entre as mais significativas das últimas obras de qualquer artista. Em uma carreira de mais de meio século, Matisse fez um grande corpo de trabalho do qual os recortes são um brilhante capítulo final na sua longa carreira.





Henri Matisse - "Polynesia, the Sea" - 1946


A mostra inclui o maior número de Blue Nudes de Matisse já apresentados em conjunto, incluindo o mais importante do grupo Blue Nude I, 1952 (Fundação Beyeler, Basel) .As obras ilustram o interesse renovado de Matisse na figura.

Sophie Matisse, bisneta do artista, disse que é "emocionante" ver as famosas silhuetas azuis de uma figura feminina sentada, entre as 130 obras da exposição que é sucesso de público.
Os Nus Azuis, provenientes do corte de papel colorido com uma tesoura, foram mostrados juntos apenas um punhado de vezes desde que foram feitas em 1952, dois anos antes da morte de Matisse aos 84.


Henri Matisse - "Blue Nude" 1 a 4 - (montagem)


Henri Matisse - Blue Nude (II) 1952 - Centre Pompidou, MNAM-CCI, Dist. RMN-Grand Palais / Droits réservés © Succession Henri Matisse / DACS 2013

Quando problemas de saúde impediram Matisse de pintar, ele começou a cortar papel pintado com tesoura, para fazer maquetes para as encomendas de livros e para projetos, de janelas de vitral a tapeçarias e cerâmica. Nos recortes, contornos assumem forma escultural e folhas pintadas de papel são infundidas com a luminosidade dos vitrais. Usando cores, Matisse evoca a superfície convulsiva da água e a exuberância da vegetação. O resultado reflete tanto um renovado compromisso com forma e cores quanto uma inventividade direcionada para o status da obra de arte.




Matisse em seu estúdio em 1952 - Foto: Lydia Delectorskaya

A exposição re-examina os recortes em termos de métodos e materiais que Matisse utilizou, e suas vidas duplas, primeiro como contingentes e mutáveis no estúdio e, finalmente, como obras permanentes, através de montagem e enquadramento. A exposição destaca as tensões nas obras entre acabamento e processo; arte e decoração; contemplação e utilidade; e desenho e cor.


Henri Matisse - The Sheaf 1953 - Collection University of California, Los Angeles. Hammer Museum © Succession Henri Matisse / DACS 2013





Esta exposição é organizada pela Tate Modern, em colaboração com o Museu de Arte Moderna de Nova York. Ela seguirá para The Museum of Modern Art em New York de 14 de Outubro a 9 de Fevereiro de 2015.



Até 7 de Setembro de 2014
Tate Modern – Bankside - London SE1 9TG - United Kingdom
Tel.: +44 (0)20 7887 8888

Fonte: Tate Modern

Assista entrevista com um dos curadores da exposição e veja algumas obras:


Assista um passeio pelas obras da exposição:



Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas compartilhe usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário