terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A história da pintura The Artist's Studio, Rue de la Condamine de Frédéric Bazille

Frédéric Bazille - The Artist's Studio, Rue de la Condamine – 1870 – óleo sobre tela - Musée d'Orsay, Paris, France


A história da pintura The Artist's Studio, Rue de la Condamine de Frédéric Bazille


A cena acima retrata o estúdio na Rue de la Condamine que Bazille compartilhou com Renoir de 01 de janeiro de 1868 a 15 de maio de 1870. Bazille está no centro, com uma paleta na mão. Manet, usando um chapéu, está olhando para a tela colocada no cavalete. À direita, Edmond Maître, um amigo de Bazille, está sentado ao piano. Acima dele, uma natureza morta de Monet é um lembrete de que Bazille o ajudou financeiramente através da compra de seu trabalho. Os três personagens à esquerda são mais difíceis de identificar - possivelmente Monet, Renoir ou Zacharie Astruc. Cercando Manet e seus admiradores com algumas de suas pinturas que foram recusadas pelo Salon, como The Toilette (Montpellier, Musée Fabre) acima do sofá, e Pescador com uma Rede (Zürich, Fondation Rau) mais acima, à esquerda, e ainda Paisagem com duas Pessoas de Renoir, recusada no Salon de 1866 (a grande tela emoldurada à direita da janela), Bazille está expressando sua crítica à Academia, e afirmando a sua própria visão da arte. Sua morte em combate alguns meses mais tarde, durante a guerra Franco-Prussiana, fez este trabalho ser um testemunho comovente.


Frédéric Bazille – Autorretrato, 1865-66 – óleo sobre tela – 108,9 x 71,1 cm – Art Institute of Chicago, Chicago, USA


Jean-Frédéric Bazille (6 de Dezembro de 1841 - 28 de Novembro de 1870) foi um pintor impressionista francês. Muitas das grandes obras de Bazille são exemplos de pintura figurativa, em que Bazille colocava os personagens retratados dentro de uma paisagem pintada “en plein air” (ao ar livre). Frédéric Bazille nasceu em Montpellier, na França, em uma família protestante rica. Ficou interessado em pintar depois de ver algumas obras de Eugène Delacroix. Sua família concordou em deixá-lo estudar pintura, mas apenas se ele também estudasse medicina.

Bazille começou a estudar medicina em 1859 e se mudou para Paris em 1862, para continuar seus estudos. Lá ele conheceu Pierre-Auguste Renoir e Alfred Sisley, sendo então atraído para a pintura impressionista, e começou a tomar aulas no estúdio de Charles Gleyre. Depois de falhar seu exame médico em 1864, ele começou a pintar em tempo integral. Seus amigos íntimos incluíam Claude Monet, Alfred Sisley e Édouard Manet. Bazille foi generoso com sua riqueza, e ajudou a apoiar seus amigos menos afortunados, dando-lhes espaço em seu estúdio e materiais para usar.

Frédéric Bazille se alistou num regimento de infantaria em Agosto de 1870, um mês após o início da guerra franco-prussiana. Em 28 de Novembro desse ano, ele estava com sua unidade na Batalha de Beaune-la-Rolande, quando seu oficial foi ferido. Ele assumiu o comando e liderou um assalto à posição alemã. Ele foi atingido duas vezes no ataque e faleceu no campo de batalha aos vinte e oito anos.


Esse blog possui mais um artigo sobre Frédéric Bazille. Clique sobre esse link para ver:



Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário