quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Félix Vallotton, sua arte e sua história

Félix Vallotton – On the Beach, 1899 – óleo sobre cartão – coleção particular


Félix Vallotton, sua arte e sua história


Félix Vallotton – Self-portrait at 20, 1885 – óleo sobre tela – 70 x 55,2 cm - Musée Cantonal des Beaux-arts de Lausanne, Switzerland


Félix Edouard Vallotton (Lausanne, Suíça, 28 de Dezembro de 1865 - Neuilly-sur-Seine, França, 29 de Dezembro de 1925) foi um pintor suíço / francês e gravurista associado com o movimento artístico Les Nabis. Ele foi uma figura importante no desenvolvimento da xilogravura moderna. Em 1882 mudou-se para Paris para estudar arte com os mestres Jules Joseph Lefebvre e Gustave Boulanger na Académie Julian. Passava muitas horas no Louvre, onde admirava muito as obras de Holbein, Dürer e Ingres. Esses artistas permaneceram sendo admirados por Vallotton ao longo de sua vida.


Félix Vallotton - The Bath, Summer Evening, 1892 – óleo sobre tela – 97 x 131 cm - Kunsthaus – Zurich, Switzerland


Félix Vallotton - Young Girl Painting, 1892 – óleo sobre tela – coleção particular


Durante a década de 1890, Vallotton pintou, escreveu críticas de arte e fez uma série de gravuras que foram reconhecidas como inovadoras, e estabeleceram Vallotton como um líder no renascimento da verdadeira xilogravura como um meio artístico. Ele foi influenciado pelo pós-impressionismo, pelo simbolismo, e especialmente pelas xilogravuras japonesas. Uma grande exposição de gravuras do ukiyo-e foi apresentada na École des Beaux-Arts em 1890, e Vallotton, como muitos artistas de seu tempo, era um entusiasta de Japonismo e colecionador dessas gravuras.


Félix Vallotton – Mont Blanc, 1892 – xilogravura – 25,4 x 14,4 cm - Van Gogh Museum, Amsterdam, Netherlands


Félix Vallotton – The Cornet, 1896-1897 – xilogravura – 22,6 x 17,8 cm - Van Gogh Museum, Amsterdam, Netherlands 


As xilogravuras de Vallotton foram amplamente divulgadas em periódicos e livros na Europa e nos Estados Unidos e foram uma influência significativa na arte gráfica de Edvard Munch, Aubrey Beardsley e Ernst Ludwig Kirchner.


Félix Vallotton - Moonlight, c. 1894 – óleo sobre tela – 27 x 41 cm - Musée d'Orsay, Paris, France


Félix Vallotton - Misia à sa coiffeuse, 1898 – distêmpera sobre cartão – 91,4 x 73,6 cm - Musée d'Orsay, Paris, France


Félix Vallotton – The Ball, 1899 – óleo sobre cartão sobre madeira – 48 x 61 cm - Musée d'Orsay, Paris, France


Em 1892, ele se juntou ao Les Nabis, um grupo de jovens artistas, como Pierre Bonnard, Maurice Denis e Édouard Vuillard, com quem Vallotton manteve uma amizade ao longo da vida. Em 1899 Vallotton casou-se com Gabrielle Rodrigues-Henriques, uma jovem viúva rica com três filhos, e em 1900 obteve a cidadania francesa. Por volta de 1899, sua atividade na gravura diminuiu, se concentrando na pintura, onde desenvolveu um realismo sóbrio e amargo. As pinturas de Vallotton do período pós-Nabi encontraram admiradores, e foram respeitadas por sua veracidade e suas qualidades técnicas, mas a severidade de seu estilo era frequentemente criticada.


Félix Vallotton – The Port of Honfleur at Night, 1901 – óleo sobre cartão - Metropolitan Museum of Art - New York, NY


 Félix Vallotton - The Five Painters, 1902-1903 – óleo sobre tela – 145 x 187 cm - Kunstmuseum Winterthur, Switzerland

Os cinco pintores: Em pé à esquerda: Félix Vallotton e à direita: Ker-Xavier Roussel. Sentados, da esquerda para a direita: Pierre Bonnard, Édouard Vuillard e Charles Cottet.



Nos seus últimos anos, Félix Vallotton concentrou-se especialmente nas naturezas-mortas e nas "paisagens compostas", paisagens compostas no estúdio pela memória e pela imaginação. Sempre um artista prolífico, ao final de sua vida ele havia completado mais de 1700 pinturas e cerca de 200 gravuras, além de centenas de desenhos e várias esculturas.


Félix Vallotton - Interior, Bedroom with Two Figures, 1903-1904 – óleo sobre cartão – 61,5 x 56 cm - The State Hermitage Museum - St Petersburg, Russian Federation


Félix Vallotton - Flowers and Strawberries, 1920 – óleo sobre tela – 61 x 73 cm – coleção particular


 Félix Vallotton - Nude from behind on a Red Sofa, 1925 – óleo sobre tela – 81 x 100 cm – coleção particular



Félix Vallotton - Street Scene in Paris (Coin de rue à Paris), 1895 – guache e óleo sobre cartão – 35,9 x 29,5 cm – The Metropolitan Museum of Art - New York, NY


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada. 


2 comentários:

  1. Possuo um Trabalho original, pastel, de Felix Vallotton. Sou de SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom para você. Esse blog não realiza vendas, tem finalidade apenas cultural.

      Excluir