segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Tom Jobim - Chovendo na Roseira



Tom Jobim - Chovendo na Roseira


Em 1967, Tom Jobim criou a valsa “Children´s Games” (Brincadeiras de Crianças), com arranjos de Eumir Deodato. Uma obra instrumental que faz o ouvinte se sentir num cenário, com personagens e enredo com início, meio e fim. Sete anos depois, a canção foi rebatizada como “Chovendo na Roseira” e recebeu letra e a voz de Elis Regina, e um novo arranjo, do pianista César Camargo Mariano, para o disco “Elis e Tom”. A canção foi incluída no álbum duplo Terra Brasilis de 1980.

Olha! Está chovendo na roseira
Que só dá rosa mas não cheira
A frescura das gotas úmidas
Que é de Luisa, que é de Paulinho, que é de João
Que é de ninguém

Pétalas de rosa carregadas pelo vento
Um amor tão puro carregou meu pensamento

Olha! Um tico-tico mora ao lado
E passeando no molhado
Adivinhou a primavera

Olha! Que chuva boa prazenteira
Que vem molhar minha roseira
Chuva boa criadeira
Que molha a terra, que enche o rio, que limpa o céu
Que traz o azul

Olha! O jasmineiro está florido
E o riachinho de água esperta
Se lança em vasto rio de águas calmas

Ah! Você é de ninguém...

Clique sobre o vídeo abaixo:




Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1927 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994), mais conhecido pelo seu nome artístico Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. É considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira pela revista Rolling Stone e um dos criadores e principais forças do movimento da bossa nova.


Elis Regina Carvalho Costa (Porto Alegre, 17 de março de 1945 — São Paulo, 19 de janeiro de 1982) foi uma cantora conhecida por sua competência vocal, musicalidade, presença de palco, e é considerada por muitos críticos como a melhor cantora popular do Brasil entre os anos 1960 e o início dos anos 1980. Para muitos, foi a melhor cantora brasileira de todos os tempos, comparada a cantoras como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e Billie Holiday. Foi casada com Ronaldo Bôscoli, com quem teve o músico João Marcelo Bôscoli (1970) e a partir de 1972, casou com o pianista César Camargo Mariano, com quem teve o músico Pedro Camargo Mariano (1975) e a cantora Maria Rita Camargo Mariano (1977). Aclamada no Brasil e no exterior, Elis Regina faleceu no auge de sua carreira, aos 36 anos de idade.




Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário