quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Antonio Carlos Jobim - "Samba do Avião"



Antonio Carlos Jobim - "Samba do Avião"


"Samba do Avião" é uma canção composta em 1962 por Antônio Carlos Jobim. A letra no idioma Inglês é de Gene Lees. Tom Jobim escreveu "Samba do Avião" para um filme italiano, Copacabana Palace (1962). O filme foi filmado no Rio e apresenta aparições de Jobim, João Gilberto e Os Cariocas. A primeira performance da música foi feita por Jobim e Os Cariocas em Agosto de 1962 no restaurante Au Bon Gourmet, em Copacabana, Rio, que historiador da música Ruy Castro chamou de "o show de bossa nova para acabar com todos os shows de bossa nova", como ele apresentava Jobim, João Gilberto, Vinícius de Moraes e os Cariocas no palco juntos pela única vez. A primeira gravação da canção foi lançada em outubro de 1962 por Elza Laranjeira. A primeira versão no idioma Inglês foi por Tony Bennett para seu álbum de 1965 “If I Ruled the World: Songs for the Jet Set”. Na canção, Jobim escreve sobre o desembarque no aeroporto do "Galeão" no Rio de Janeiro. O aeroporto foi renomeado em sua honra em 1999 e agora é chamado RIOgaleão - Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1927 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994), mais conhecido pelo seu nome artístico Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. É considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira pela revista Rolling Stone e um dos criadores e principais forças do movimento da bossa nova.



Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário