segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

A história da obra: "Huyendo de la crítica" (Fugindo da Crítica) - Pere Borrell del Caso

"Huyendo de la crítica" (Fugindo da Crítica) - Pere Borrell del Caso – 1874 – óleo sobre tela - colección del Banco de España en Madrid

A história da obra: "Huyendo de la crítica" (Fugindo da Crítica) - Pere Borrell del Caso

Os artistas transformam materiais como telas, madeira, mármore, etc. em sua própria visão do mundo. Nessa tela, a versão subjetiva da realidade é a essência de sua atração ao espectador.
O estilo de pintura é o o trompe-l'oeil, em que o artista tenta enganar os nossos olhos, criando uma ilusão de ótica convincente. Os primeiros exemplos de trompe-l'oeils estão na arte grega e romana, como os famosos murais em Pompeia, que oferecem vistas para a paisagem inexistente. Sua popularidade aumentou no período barroco, onde o personagem ilusionista do trompe-l´oeil é perfeitamente adequado à teatralidade tão incorporada nesta época.
Pere Borrell del Caso se distanciou do romantismo que dominava a academia. Ele rejeitou a idealização e insinceridade que, a seus olhos, eram tão típicas da arte romântica e optou por mudar para o novo estilo do Realismo. Ele fundou sua própria academia de arte, a Sociedad de Bellas Artes, onde os alunos eram incentivados a trabalhar en plein air (ao ar livre), um fenômeno raro naqueles dias.
Esta pintura, que mostra um menino mal-vestido que pula fora da moldura de um quadro para entrar no mundo fora dele, é intitulada "Fugint de la Crítica" (Fugindo da Crítica). Embora seu significado ou intenção exatos sejam desconhecidos, é provável que Borrell referiu-se aos críticos de arte conservadores de seus dias, que só queriam ver heróis e ética, ignorando assim a vitalidade do mundo real.
Pere Borrell del Caso (1835-1910) foi um pintor espanhol catalão, ilustrador e gravador. Também foi um pintor de retratos, que constituíam a maioria das suas encomendas, e cenas religiosas para vários templos em Barcelona, Gerona e Castellar del Vallés. No entanto, todas estas obras religiosas foram destruídas durante a guerra civil espanhola.

Outras obras de Pere Borrell del Caso:


Dos niñas (Duas meninas)- Pere Borrell del Caso – 1880 – óleo sobre tela – 69 x 69 cm


  Riso de duas crianças - Pere Borrell del Caso - 1880


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas compartilhe usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário