sábado, 6 de abril de 2019

Análise da pintura “Gather Ye Rosebuds While Ye May” de John William Waterhouse

John William Waterhouse - Gather Ye Rosebuds While Ye May, 1909 – óleo sobre tela – 100 x 83 cm – coleção particular


Análise da pintura “Gather Ye Rosebuds While Ye May” de John William Waterhouse


A pintura “Gather Ye Rosebuds While Ye May” (Reúna os Botões de Rosa enquanto nós Podemos) tem seu título inspirado em um verso no poema "Para as Virgens, para fazer muito do Tempo", que foi escrito no século XVII por Robert Herrick. O poema enfatiza a passagem do tempo.  O significado desse poema é o mesmo que "Faça feno enquanto o sol brilha" e "Carpe Diem". Ele transmite que se deve aproveitar ao máximo as oportunidades que se tem, no tempo limitado que está disponível para nós.

“Reúna os botões de rosa enquanto você pode, o Velho Tempo ainda está voando.
E esta mesma flor que sorri hoje
Amanhã estará morrendo.
A lâmpada gloriosa do céu, o sol,
Quanto mais alto ele for,
Quanto mais cedo sua corrida será executada,
E mais perto ele está se assentando. ”

A imagem cria uma maravilhosa atmosfera etérea. Donzelas jovens estão colhendo flores em um prado perto de um riacho. Waterhouse retratou um céu azul e alguns escritores sugeriram que a cena foi influenciada por seu país de origem, a Itália. Curiosamente, foi a segunda de duas pinturas com o mesmo título.

A atenção do espectador é direcionada para as duas personagens principais em primeiro plano. Descalças e vestidas com vestidos esvoaçantes, cada uma delas se inclina para pegar as flores com uma das mãos enquanto segura um buquê na outra. Uma está vestida de azul e tem cabelo vermelho, a outra usa rosa e tem cabelos negros. Esta pintura e outras que a seguiram, podem ter sido inspiradas no conto mitológico de Perséfone. Perséfone inocente, filha da Deusa da Colheita chamada Deméter, foi sequestrada por Hades enquanto colhia flores na planície de Enna.

Perdida por quase um século, essa pintura estava em uma antiga casa de fazenda canadense, comprada por um casal que solicitou que a pintura permanecesse na casa porque "Parecia bonita na parede". Eles não tinham ideia do seu valor. Quando a levaram a um negociante de arte para ser avaliada, quase 30 anos depois, eles "quase caíram da cadeira". Ninguém sabe como a pintura foi parar na fazenda canadense.


John William Waterhouse - Gather Ye Rosebuds While Ye May, 1908 – óleo sobre tela – 61,6 x 45,7 cm – coleção particular


John William Waterhouse (6 de Abril de 1849 - 10 de Fevereiro de 1917) foi um pintor inglês, conhecido pelas suas obras no estilo Pré-Rafaelita. Trabalhou diversas décadas após o fim da Irmandade Pré-Rafaelita, que viu seu apogeu no meio do século XIX, o que fez com que ele fosse apelidado de “o pré-rafaelita moderno”. Recebendo influência não só do início do Pré-Rafaelismo como também de seus contemporâneos, os impressionistas, suas obras são conhecidas por suas representações de mulheres da mitologia grega e também da lenda do Rei Artur.


Esse blog possui mais um artigo sobre John William Waterhouse. Clique sobre o link abaixo para ver:

http://www.arteeblog.com/2016/04/a-historia-de-echo-and-narcissus-de.html


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário