domingo, 11 de novembro de 2018

Pinturas do “Dia do Armistício” em comemoração do final da Primeira Guerra Mundial em 11 de Novembro de 1918

George Lucks – Armistice Night, 1918 – óleo sobre tela – 94 x 173,7 cm - Whitney Museum of American Art, New York


Pinturas do “Dia do Armistício” em comemoração do final da Primeira Guerra Mundial em 11 de Novembro de 1918


Sir John Lavery, R.A., R.H.A., R.S.A. - Armistice Day, November 11, Grosvenor Place, London, 1918 – óleo sobre tela – 76 x 64 cm – coleção particular

No dia 11 de novembro de 1918, Lavery olhou por cima do Hyde Park Corner e do Constitution Hill a partir de uma janela no andar de cima do St George’s Hospital, e esta, a imagem atual, foi o que ele viu. Multidões estavam se aproximando do Wellington Arch e esquivando-se do tráfego. Havia um ar festivo. Numerosos relatos da imprensa do dia nos dizem que começou com a notícia telegrafada do general Foch de que o inimigo havia assinado o documento de rendição, e o Kaiser Wilhelm II havia abdicado. O primeiro-ministro, David Lloyd George, fez o anúncio oficial às 11h00, quando já havia multidões no centro de Londres. Tal foi a multidão no Mall e ao redor do Palácio de Buckingham que o Rei George V, a Rainha Mary e membros da Família Real apareceram na varanda do palácio às 13h, onde sua majestade fez um discurso agradecendo ao povo e elogiando as forças vitoriosas do Império Britânico e seus aliados. Suas majestades então atravessaram a cidade para acenar para as multidões. Lloyd George aconselhava as pessoas a gritar e aplaudir, e podemos imaginar muito som de buzinas. Alguns ônibus foram até comandados por foliões que fizeram suas próprias turnês de vitória na cidade. As festividades em Londres continuaram por mais dois dias. O Strand estava fechado enquanto as pessoas dançavam na rua, e as multidões paralisaram o tráfego no Admiralty e em frente ao Banco da Inglaterra.


Frank Myers Boggs - Armistice Day, Paris, 1918 - aquarela e giz sobre papel – 33,3 x 46, 5 cm – The Metropolitan Museum of Art, New York

Um tiro disparado do Mont Valerin na manhã de segunda-feira, 11 de novembro de 1918, indicou a Paris que os alemães e aliados tinham assinado o acordo de armistício que terminou com a Primeira Guerra Mundial. Boggs, um pintor expatriado cujos trabalhos se popularizaram na França, capturou a demonstração de entusiasmo público e excitação que ocorreu naquele dia na Place de la Concorde.


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário