sábado, 3 de setembro de 2016

A história da pintura “The Beach at Trouville” de Claude Monet

Claude Monet - The Beach at Trouville – 1870 – óleo sobre tela - 38 x 46.5 cm - The National Gallery, London


A história da pintura “The Beach at Trouville” de Claude Monet


Claude Monet - The Beach at Trouville – 1870 – detalhe com areia na tinta à óleo, mostrando que essa obra foi, pelo menos parcialmente, pintada na praia


“The Beach at Trouville” (A Praia em Trouville) é uma tela pintada por Monet, enquanto ele estava em lua de mel na costa. Ele e sua esposa Camille estavam em seu caminho para Londres, para escapar da guerra franco-prussiana. Esta pintura é uma das cinco cenas de praia produzidas por Monet no verão de 1870, que podem ter sido esboços preparatórios para uma pintura maior que Monet pretendia apresentar no Salon de Paris. A figura à esquerda é, provavelmente, Camille, a esposa de Monet, e a mulher à direita, possivelmente, a esposa do pintor Eugène Boudin, cujas cenas de praia influenciaram o trabalho de Monet.


Claude Monet - Camille on the Beach, 1870 – óleo sobre tela - 31 x 15 cm - Musée Marmottan-Monet, Paris


A pintura é incomum em sua composição (um close-up de figuras simetricamente dispostas) e na bravura de sua técnica. Os traços brancos de pintura iluminando o vestido de Camille, são proeminentes. Eles contrastam com o rosto sombreado, provavelmente escondido por um véu, e o guarda-sol protegendo o chapéu florido. Grãos de areia e migalhas de conchas se misturaram na tinta a óleo, confirmando que ela deve ter sido, pelo menos parcialmente, executada na praia. A imagem é quase comparável a uma foto de família, uma gravação informal de um momento privado.


Claude Monet - On The Beach At Trouville, 1870 – óleo sobre tela - 38 x 46 cm -Musée Marmottan-Monet, Paris


Camille-Leonix Doncieux (1847-1879) ainda estava na adolescência, quando Monet a conheceu por volta de 1865. Ela era de origem humilde e trabalhou como modelo. Uma garota atraente, inteligente, com cabelos escuros e olhos maravilhosos. Claude Monet era um pintor pobre naquela época. Camille se tornou sua amiga, amante e modelo. O casal vivia em situação de pobreza deprimente. Em 1867 Camille Doncieux deu à luz o primeiro filho do casal, Jean. O pai de Claude recusou-se a levá-la para a família por causa de suas origens modestas. Mas em 28 de junho de 1870 Claude Monet e Camille Doncieux se casaram em uma cerimônia civil. Em 1877 Camille deu à luz seu segundo filho, Michel. Logo a saúde de Camille foi se deteriorando. Em 5 de Setembro de 1879, Camille morreu aos 32 anos. Monet nem sempre a tratou bem e provavelmente tinha começado um relacionamento com outra mulher, Alice Hoschede, enquanto ainda estava casado com Camille. Mas ele ficou profundamente chocado com a morte de Camille. Claude pintou-a uma última vez, em seu leito de morte. O retrato pertence à coleção do Musée d'Orsay em Paris. Ela foi o tema de uma série de pinturas de Monet, bem como de Pierre-Auguste Renoir e Édouard Manet. 


Esse blog possui outro artigo sobre Camille Monet. Clique sobre esse link para ver:




Claude Monet – Camille Sitting on the Beach at Trouville, 1870 – óleo sobre tela – 46 x 38 cm – coleção particular


Claude Monet - Camille on the Beach at Trouville, 1870 – óleo sobre tela - 46.4 x 38.1 cm - Yale University Art Gallery, New Haven CT


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


2 comentários:

  1. Betty, que surpresa tão boa essa série de Monet com Camille na praia! Adorei o estilo, os tons e também a história. Obrigada! Um beijo!
    Mirna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por você ter gostado, Mirna. Obrigada por escrever aqui. Bjosss

      Excluir