quarta-feira, 16 de maio de 2018

Análise da pintura de Tamara de Lempicka - Young Lady With Gloves

Tamara de Lempicka - Young Lady With Gloves (Garota de verde, com luvas), 1930 – óleo sobre madeira – 45,5 x 61,5 cm - Musée du Luxembourg, Paris, França


Análise da pintura de Tamara de Lempicka - Young Lady With Gloves


Nessa pintura, uma mulher jovem e bonita está com um vestido verde de tecido fluido, luvas brancas e um grande chapéu branco. A linearidade acentuada e planos fraturados, combinados com o uso arrojado da cor tornam o todo fortemente dimensional e moderno. Parece que a elegante figura feminina com linhas curvilíneas está segurando seu chapéu para evitar perdê-lo na brisa, De Lempicka domina o efeito de um vento soprando através da pintura. Há uma ligeira sensação de erotismo no vestido grudado em seu corpo, revelando seus seios e umbigo através do tecido.

Tamara de Lempicka (16 de maio de 1898 - 18 de março de 1980), foi uma pintora polonesa Art Deco. Influenciada pelo cubismo, Lempicka tornou-se a principal representante do estilo Art Deco em dois continentes, uma artista favorita de muitas estrelas de Hollywood, conhecida como "a baronesa com um pincel". Ela era a mais elegante pintora de retratos de sua geração entre a alta burguesia e a aristocracia, pintando duquesas, grandes duques e socialites. Através de sua rede de amigos, ela também expôs suas pinturas nos salões mais elitistas da sua época. Lempicka esteve ativamente envolvida na cena boêmia em Paris durante a década de 1920, onde ela fez amizade com Picasso, assim como os escritores Andre Gide e Jean Cocteau. Sua vida amorosa dramática atraia comentários e escândalos.

Art Deco, o estilo de artes decorativas dos anos 1920, com seus motivos geométricos e cores brilhantes e arrojadas, foi usado por muitos designers de joias, móveis, roupas, tecidos e cerâmica. Era um estilo clássico, simétrico, retilíneo, que atingiu seu ponto alto entre 1925-1935, e se inspirou em movimentos artísticos sérios como o cubismo, o futurismo e a influência da Bauhaus. Em Paris, foi uma forma de arte dominante do período 1920-1930. De todos os artistas que seguiam o estilo "Arts Decoratifs", uma das mais memoráveis foi Tamara de Lempicka.

Esse blog possui mais um artigo sobre Tamara de Lempicka. Clique sobre o link abaixo para ver:

http://www.arteeblog.com/2017/05/analise-do-autorretrato-no-bugatti.html


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário