quarta-feira, 25 de abril de 2018

A história da pintura de Eugène Delacroix - The Sea from the Heights of Dieppe

Eugène Delacroix - The Sea from the Heights of Dieppe (O Mar Visto dos Altos de Dieppe), 1852 – óleo sobre madeira – 35 x 51 cm – Musée du Louvre, Paris


A história da pintura de Eugène Delacroix - The Sea from the Heights of Dieppe


Entre 1851 e 1852, Delacroix visitou Dieppe várias vezes. Depois de sua última visita ao local, ele escreveu em seu diário: "O mar estava maravilhosamente calmo e um dos melhores que eu já vi. Eu não conseguia me afastar. Eu estava na praia e não subi no cais o dia todo. A alma se apega com paixão às coisas que somos. Foi recordando este mar que fiz um estudo de memória: o céu dourado, barcos aguardando a maré para que eles pudessem entrar. "

Ele retrata a magia do ar e da água, a mobilidade das nuvens e através de pequenas pinceladas, as vibrações dos reflexos coloridos do mar, dando a sensação do balanço dos veleiros ao sabor da brisa do mar. Delacroix aqui se mostra, tanto em visão quanto em técnica, o precursor imediato dos impressionistas e abre o caminho para a pintura ao ar livre.

Ferdinand Victor Eugène Delacroix (Île-de-France, 26 de abril de 1798 - Paris, 13 de agosto de 1863) foi um artista romântico francês considerado desde o início de sua carreira como o líder da escola romântica francesa. Delacroix foi um artista prolífico, produzindo mais de 9.000 obras durante sua vida, entre pinturas, aquarelas, crayons e desenhos. Inspirando-se em Peter Paul Rubens, Michelangelo e nos pintores do Renascimento Italiano, seu estilo de pintura enfatizou cores e movimento, em vez de formas cuidadosamente modeladas.

Como pintor e muralista, o uso de pinceladas expressivas por Delacroix e seu estudo dos efeitos ópticos da cor moldaram profundamente o trabalho dos impressionistas, enquanto sua paixão pelo exótico inspirou os artistas do movimento simbolista. Um excelente litógrafo, Delacroix ilustrou várias obras de William Shakespeare, do escritor escocês Walter Scott e do autor alemão Johann Wolfgang von Goethe. Suas obras giravam em torno de muitos temas, muitos dos quais foram inspirados pelas obras de Shakespeare, Goethe e Byron, e retratam temas de violência e sensualidade. Talvez sua obra mais conhecida seja “A Liberdade guiando o povo” de 1830, feita em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de Carlos X. Ele também ajudou a fundar a Société Nationale des Beaux-Arts, juntamente com outros artistas franceses notáveis da época.

Esse blog possui mais um artigo sobre Eugène Delacroix. Clique sobre o link abaixo para ver:



Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário