domingo, 18 de dezembro de 2016

Análise de Castle and Sun de Paul Klee

Paul Klee – Castle and Sun, 1928 – óleo sobre tela – 50 x 59 cm - coleção particular



Análise de Castle and Sun de Paul Klee


Paul Klee tinha um estilo único, dentro do cubismo, como em sua inovadora pintura “Castle and Sun” (Castelo e Sol). A imagem elegante foi criada a partir de diferentes formas geométricas e vários tons de cor. O sol solitário brilha no céu engenhosamente criado por linhas fortes e estruturas retangulares e triangulares de vários tamanhos, que acrescentam profundidade à imagem abstrata.

Há uma mistura de abstrato com realidade, e figuras são desconstruídas para formar imagens interessantes. O fundo em cor de argila oferece uma vista mais clara de como as figuras parecem formar um horizonte da cidade (ou castelo) com cores e luzes intensos. Klee usa a cor amarela para atrair o olhar e quebrar os tons de marrom. Esta pintura tem uma disposição complexa de figuras triangulares para fornecer uma metrópole imaginária. A pintura é uma expressão na arte abstrata. O toque de realismo, ângulos e uso de cor cria uma cidade de forma geométrica. Os trabalhos imaginários de Paul Klee continuam a inspirar e intrigar. Paul Klee foi um dos maiores filósofos e teóricos da arte do século XX, especialmente no campo da cor, bem como um de seus maiores fantasiadores.

Paul Klee (Münchenbuchsee, 18 de dezembro de 1879 — Muralto, 29 de junho de 1940) foi um pintor e poeta suíço naturalizado alemão. Ele possuía um método individual, influenciado por muitos movimentos de arte, como surrealismo, cubismo e expressionismo, além de futurismo e abstração, realizando mais de 9.000 gravuras, desenhos e pinturas. Suas obras refletem seu humor seco e, às vezes, a sua perspectiva infantil, seus ânimos e suas crenças pessoais, e sua musicalidade. Ele e o pintor russo Wassily Kandinsky, seu amigo, também eram famosos por darem aulas na Bauhaus, uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo. A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919. Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo nazista, a Bauhaus foi fechada.

Em meados da década de 1920, a técnica de arte de Klee passou para um gênero chamado divisionismo. Esta técnica de arte cria a oposição entre formas individuais e formas “dividuais”. Isto significa que ele usou formas que não podem ser divididas e formas que podem ser infinitamente divididas. Embora Klee enxergasse sua arte como um processo de criatividade espontânea e crescimento natural, exemplificado pela sua famosa descrição do desenho como "levar uma linha para um passeio", ele realmente verdadeiramente trabalhava com grande rigor, tendo produzido mais de 9.000 obras de arte.

Esse blog possui mais um artigo sobre Paul Klee. Clique sobre esse link para ver:



Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário