segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Grandes Marchands e Mecenas das Artes: Edward James (René Magritte e Salvador Dali)

René Magritte – “Not to be Reproduced” – 1937 – óleo sobre tela - 81.3 x 65 cm - Museum Boijmans van Beuningen, Rotterdam, Netherlands


Grandes Marchands e Mecenas das Artes: Edward James (René Magritte e Salvador Dali)


Uma das mais famosas imagens criadas por René Magritte, "La Reproduction Interdite" (acima), mostra um homem que olha em um espelho - e olhando para a parte de trás de sua cabeça. Estranho e inquietante, este retrato “manqué” (errado) é tudo o que o surrealismo deve ser. O homem da foto - o homem sem rosto - é Edward James, o “príncipe surrealista”.


foto-manipulação com a face real de Edward James


Edward William Frank James (1907–1984) ou Edward James, o "príncipe surrealista" era um poeta britânico conhecido por seu patrocínio do movimento de arte surrealista. Era o único filho homem de um magnata americano do ramo de ferrovias que mudou para a Inglaterra e casou com Evelyn Elizabeth Forbes, uma socialite escocesa, afilhada do Príncipe de Wales (que se tornou o Rei Edward VII). A Sra. James levou uma vida típica dos super-ricos no final dos períodos vitoriano e eduardiano. As festas em sua enorme propriedade em Sussex  eram colossais, contando muitas vezes com a presença de Edward VII, tanto como Príncipe de Gales, e depois como Rei. James foi educado em Eton, em seguida em Le Rosey, na Suíça e depois em Christ Church, em Oxford. Em 1912, ele herdou a propriedade de 8.000 hectares (32 km2), West Dean House, em Sussex.


Edward James


No início da década de 1930, Edward casou com Tilly Losch, uma dançarina, coreógrafa, atriz e pintora austríaca. Ele encomendou várias produções criadas expressamente para ela, sendo a mais notável “Les Ballets” em 1933, que incluíram Kurt Weill, Lotte Lenya e George Balanchine. Ele e Boris Kochno encomendaram a última colaboração de Brecht e Weill daquele ano, “Os Sete Pecados Mortais”, que Balanchine produziu, dirigiu e coreografou. Edward e Tilly se divorciaram em 1934, quando ele a acusou de adultério com o príncipe Serge Obolensky, um executivo americano de hotéis. Ela o processou em retorno, alegando que James era homossexual, mas ele venceu o processo. James foi, de fato bissexual. Após o divórcio, James foi hostilizado pela sociedade britânica, pelo escândalo. Em 1939 mudou para os EUA - em Taos, Novo México, onde viveu em uma comunidade de artistas que incluía D. H. Lawrence e sua esposa, Frieda.


Edward James e Tilly Losch


Edward James é mais conhecido como um defensor apaixonado do Surrealismo em seu início, movimento que nasceu a partir da incerteza política e revolta entre as guerras. Rejeitando a burguesia que dominava a racionalidade, os surrealistas escapavam em um mundo de fantasia e irracionalidade. Ele patrocinou Salvador Dalí durante todo o ano de 1938 e sua coleção de pinturas e objetos de arte posteriormente veio a ser conhecida como a melhor coleção de trabalho surrealista em coleções particulares. Ele também forneceu ajuda prática, apoiando Dalí por cerca de dois anos e convidou René Magritte a se hospedar em sua casa para pintar. A obra "Time Transfixed" foi colocada sobre a lareira da casa de Edward James.


René Magritte – “Time Transfixed” – 1938 – óleo sobre tela - 97 x 146 cm - Art Institute of Chicago, Chicago, IL, USA


James aparece em duas famosas pinturas surrealistas de Magritte: “Not to be Reproduced” (“Não Deve ser Reproduzido”) e “The Pleasure Principle: Portrait of Edward James” (“ O Princípio do Prazer: Retrato de Edward James”). Cada uma sugere uma pessoa alienada. No primeiro ele olha em um espelho que mostra a parte de trás de sua cabeça, no segundo a cabeça de James é uma bola de fogo.
Assim como Dalí e Magritte, sua coleção de arte incluía obras de Hieronymus Bosch, Giorgio de Chirico, Paul Klee, Leonora Carrington, Pavel Tchelitchew, Pablo Picasso, Giacometti, Max Ernst e Paul Delvaux, entre outros.


René Magritte - "The Pleasure Principle (Portrait of Edward James)" – 1937 – óleo sobre tela - 79 x 63.5 cm - Edward James Foundation, Chichester, UK


Seu interesse intelectual no surrealismo é demonstrada pelo seu patrocínio da Minotaure, uma revista surrealista luxuosa publicada em Paris. A reforma da sua Monkton House, em uma parte do West Dean Estate, era um sonho surrealista. Tinha algumas das mais icônicas obras surrealistas em exposição, incluindo o grande sofá que Dalí deu a forma e cor dos lábios de Mae West, e sua escultura Telefone Lagosta em branco.


Salvador Dali - Mae West Lips Sofa – 1937 – madeira e cetim – coleção particular em empréstimo de longo prazo para o San Francisco Museum of Modern Art, San Francisco, CA, USA



Salvador Dali - "Lobster Telephone" (também conhecido como "Aphrodisiac Telephone") – 1936 - Edward James Foundation 


A mais fantástica criação surrealista de Edward James foi realizada na floresta tropical mexicana, um jardim de esculturas surrealistas, "Las Pozas" ("as piscinas"), mais de 2000 pés (610 m) acima do nível do mar, em uma floresta tropical nas montanhas do México, no início dos anos 1940. Ele inclui mais de 80 hectares (320.000 m2) de cachoeiras e piscinas naturais entrelaçadas com imponentes esculturas surrealistas em concreto.


O jardim surrealista em Las Pozas, Xilitla






Em 1964, James doou sua propriedade inglesa West Dean para um fundo de caridade. A Fundação Edward James inclui o West Dean College, um centro para a preservação das artes e ofícios tradicionais, por meio de cursos de curta duração e de tempo integral, um dos dois únicos estúdios de Tapeçaria e Tecelagem profissionais no Reino Unido e uma galeria de arte, todos alojados em uma propriedade de 6.400 hectares (26 km2), que é aberta ao público em meio ao West Dean Gardens. A Fundação Edward James foi criada em 1971, em resposta a visão de James de estabelecer "uma fundação educacional onde talentos criativos podem ser descobertos e desenvolvidos, e onde se pode espalhar a cultura por meio do ensino de ofícios e da preservação de conhecimento que de outra forma poderiam ser destruídos ou esquecidos".


West Dean House


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas compartilhe usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário