segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A história da obra de arte: Henri de Toulouse–Lautrec - "The Seated Clowness (Mademoiselle Cha–u–Kao)"

Henri de Toulouse–Lautrec - "The Seated Clowness (Mademoiselle Cha–u–Kao)" – 1896 - Litografia impressa em cinco cores sobre papel - 51.9 x 40 cm


A história da obra de arte: Henri de Toulouse–Lautrec - "The Seated Clowness (Mademoiselle Cha–u–Kao)" 


Henri de Toulouse–Lautrec - "The Clown Cha-U-Kao" – 1895 – óleo sobre madeira – 81 x 59,7 cm


O sucesso dos cartazes de Toulouse-Lautrec para a publicidade de cabarets parisienses, como o Moulin Rouge, levou-o a produzir edições de luxo de gravuras de artistas de Montmartre, como esta da palhaça e dançarina Cha-u-Kao. Estas litografias foram destinadas a agradar aos fãs e colecionadores de gravuras. Ao contrário de outras imagens de Lautrec que apresentam Cha-u-Kao atuando, esta a captura fora do palco em um momento de repouso tranquilo. Sua pose relaxada e expressão cansada sugerem que estamos vislumbrando a pessoa por trás da personagem


Henri de Toulouse–Lautrec - "At the Moulin Rouge: The Clowness Cha-U-Kao" - 1895 – óleo sobre tela – 75 x 55 cm


Cha-U-Kao era o nome de uma artista francesa que atuou no Moulin Rouge e no Nouveau Cirque na década de 1890. Seu nome artístico veio do "chahut-caos", uma dança derivada do cancan. Ela foi retratada em uma série de pinturas de Henri de Toulouse-Lautrec. Cha-U-Kao logo se tornou um de seus modelos preferidos. O artista era fascinado por esta mulher que se atreveu a escolher a profissão masculina clássica de palhaço.


Henri de Toulouse–Lautrec - "The Clowness Cha-U-Kao Fastening Her Bodice" – 1895 – óleo sobre cartão – 64 x 49 cm


Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa (24 de Novembro de 1864 - 9 de Setembro de 1901) foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX. Sendo ele mesmo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos. Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau. Filho mais velho do Conde Toulouse-Lautrec-Monfa, de quem deveria herdar o título, falecendo antes do pai.


Henri de Toulouse–Lautrec 

Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas compartilhe usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais.



2 comentários: