quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Personagens musicais na arte de John William Godward

John William Godward - Drusilla - 1906

Personagens musicais na arte de John William Godward

John William Godward (9 de agosto de 1861 — 13 de dezembro de 1922) foi um pintor inglês do final do período Pré-rafaelita. Foi um protegido de Sir Lawrence Alma-Tadema, mas seu estilo perdeu o gosto do público com a concorrência de pintores como Picasso.
Godward expôs na Royal Academy em 1887. Quando mudou-se para a Itália com uma de suas modelos em 1912, sua família rompeu qualquer tipo de contato com ele. Retornou à Inglaterra em 1919, e permaneceu ali até sua morte, em 1922. Suicidou-se aos 61 anos, e diz-se que em seu bilhete de suicida estava escrito que "o mundo não é grande o suficiente para eu e Picasso".

Godward "rapidamente estabeleceu uma reputação por suas pinturas de mulheres jovens em um ambiente clássico e sua capacidade de transmitir com sensibilidade e domínio técnico a sensação de texturas contrastantes, carne, mármore, pele e tecidos." A propensão de Godward para a criação de obras de arte criadas no período clássico provavelmente veio do período de tempo em que ele nasceu. "A última grande escala clássica na pintura ocidental floresceu na Inglaterra na década de 1860 e floresceu lá para as próximas três décadas.


John William Godward - The Tambourine Girl - 1906


John William Godward - The Muse Erato at her Lyre - 1895


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas compartilhe usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais.



2 comentários: