segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Edmund Charles Tarbell - um Impressionista americano

Edmund Charles Tarbell - "Girl With Sailboat" -1899


Edmund Charles Tarbell (26 de abril de 1862 - 01 de agosto de 1938) foi um pintor impressionista americano.


Edmund Charles Tarbell - "Reverie - Katharine Finn" - 1913



Edmund Charles Tarbell - "Girl Sewing in an Orchard" - 1892



Edmund Charles Tarbell - "Three Sisters"


Uma figura de destaque entre os pintores impressionistas de Boston, Tarbell também era um professor muito popular e influente. Tarbell ensinou na escola de Museu de Belas Artes de Boston por mais de 20 anos, onde era tão proeminente que seus alunos passaram a ser conhecidos como Tarbellites. Ele era um membro fundador do grupo Ten American Painters, que inovou se juntando para expor suas obras em ambientes esteticamente coerentes. Além disso, ele foi o primeiro presidente do Sindicato dos Artistas de Boston, um grupo criado para expor e vender obras de artistas norte-americanos vivos.



Edmund Charles Tarbell - "The Letter: Josephine at the Family's Island Summer Home"



Edmund Charles Tarbell - "Arrangement in Pink and Grey" - 1894



Edmund Charles Tarbell - "Preparing for the Matinee" - 1907


Tarbell é particularmente associado com o impressionismo figurativo, e suas obras incluem indivíduos (muitas vezes encantadoras mulheres jovens) ao ar livre na luz solar brilhante, assim como cenas interiores de mulheres envolvidas em atividades tranquilas que lembram as obras de Jan Vermeer. O artista nativo de Boston passava os verões em New Castle, New Hampshire, e sua casa lá foi o cenário de muitas de suas obras. Tarbell também foi um pintor de retratos muito procurado, recebendo encomendas para pintar retratados tão distintos como os Presidentes Woodrow Wilson e Herbert Hoover.



Edmund Charles Tarbell - "Mother and Child in a Boat; Emeline with Josephine" - 1892



Edmund Charles Tarbell - "Girl_Reading" - 1909



Edmund Charles Tarbell - "The Blue Veil" - 1898



Edmund Charles Tarbell - "The Sisters: Josephine and Mary" - 1921


Aos 26 anos, casou com Emeline Souther, uma estudante de arte e filha de uma família proeminente de Dorchester. Preferindo trabalhar com modelos vivos, Tarbell pintou muitas vezes aqueles imediatamente à mão, como a esposa, os quatro filhos (Josephine, Mercie, Mary  e Edmund Arnold Tarbell), e netos. As pinturas ilustram suas vidas. Tarbell se tornou famoso por imagens impressionistas de figuras em paisagens.



Edmund Charles Tarbell - "Schooling the Horses, Josephine and Edmund" - 1902



Edmund Charles Tarbell - "Summer Breeze"



Edmund Charles Tarbell - "In the Orchard" - 1891

Sua pintura In the Orchard de 1891 estabeleceu sua reputação como um artista. Ela retrata sua esposa com seus irmãos ao lazer. 



Edmund Charles Tarbell - "Across the Room" - 1899

Primeiro, intitulado "O Vestido Branco" quando exibido em 1899, na segunda exposição anual do grupo Ten American Painters, esta imagem rapidamente se tornou conhecida como “O Outro Lado da Sala”. Tarbell foi fortemente influenciado pelas cenas de interiores de Edgar Degas e pela arte oriental, e usou tais arranjos marcantes de espaço e luz com freqüência. O sofá (modelo Federal) aparece em várias de suas pinturas, e também em uma fotografia do estúdio do artista. A jarra de porcelana chinesa e o biombo japonês também são vistos em várias de suas outras obras.

Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas compartilhe usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário