quarta-feira, 28 de junho de 2017

Análise da pintura de Peter Paul Rubens - Portrait of Susanna Lunden (Le Chapeau de Paille)

Peter Paul Rubens - Portrait of Susanna Lunden (Le Chapeau de Paille), 1622-1625 – óleo sobre madeira de carvalho – 79 x 54,6 cm – The National Gallery, London, UK


Análise da pintura de Peter Paul Rubens - Portrait of Susanna Lunden (Le Chapeau de Paille)


O retrato é provavelmente de Susanna Lunden, nascida Susanna Fourment, terceira filha de Daniel Fourment, um comerciante de seda e tapeçaria de Antuérpia. Sua irmã mais nova Helena tornou-se a segunda esposa de Rubens em 1630. Susanna Fourment casou-se com seu segundo marido Arnold Lunden em 1622. O retrato provavelmente data da época. O olhar direto da modelo sob a sombra do chapéu, juntamente com o anel em seu dedo, sugere que a pintura é um retrato de casamento.

O título "Le Chapeau de Paille" (O Chapéu de Palha) foi usado pela primeira vez no século 18. Na verdade, o chapéu não é de palha. 'Paille' pode ser um erro para 'poil', que é a palavra francesa para feltro. O chapéu, que sombreia o rosto da modelo, é a característica mais proeminente da pintura. Rubens ampliou a pintura à medida que o trabalho prosseguia, adicionando uma terceira tira de madeira à direita e ampliando a imagem na base. As adições criaram uma maior extensão de céu, e Rubens adicionou nuvens à direita que contrastam com o céu mais claro à esquerda, de onde a luz incide sobre o corpo e as mãos da modelo.


Sir Peter Paul Rubens (28 de Junho de 1577 - 30 de Maio de 1640) foi um pintor barroco flamengo. Possuía um estilo barroco extravagante que enfatizava movimento, cor e sensualidade, Rubens é bem conhecido por seus altares Contrarreformistas, retratos, paisagens e pinturas históricas de temas mitológicos e alegóricos. Além de administrar um grande estúdio na Antuérpia, que produzia pinturas que eram populares com a nobreza e com colecionadores de arte em toda a Europa, Rubens era um estudioso humanista, classicamente educado e um diplomata, condecorado por Filipe IV da Espanha e por Charles I da Inglaterra.


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário