quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Série Andy Warhol – “Goethe”

Andy Warhol – "Goethe", 1981 – serigrafias e acrílica sobre tela ou papel – vários museus e coleções particulares


Série Andy Warhol – “Goethe”


Em 1962, Andy Warhol começou a reproduzir fotos de imprensa de celebridades como Marilyn Monroe e Elvis Presley usando a técnica de serigrafia. O retrato de serigrafia se repete em toda a obra de Warhol com "VIPs" de todos os setores da vida: música, arte, política, negócios, esportes e até mesmo o mundo das mercadorias (Campbell's Soup, BMW, Mercedes).

Na década de 1980, Warhol utilizou o trabalho de alguns pintores como Leonardo Da Vinci e Sandro Botticelli como fonte de inspiração. Ele fez isso inicialmente após uma visita à Mona Lisa em Nova York, em 1963, produzindo uma variedade de obras baseadas na misteriosa mulher de Leonardo.
Estas serigrafias são baseadas em uma pintura do artista alemão Johann Tischbein que retrata Goethe, uma figura-chave na literatura alemã, como um viajante em uma paisagem de ruínas. Warhol cortou a composição original de modo a criar um retrato de cabeça e ombros do escritor. O portfólio (série) completo é composto por quatro serigrafias.

Na imagem original, Goethe é visto sentado languidamente no primeiro plano de uma paisagem montanhosa. Seus olhos, concentrados e contemplativos, revelam a fecundidade intelectual do escritor. Warhol estava indubitavelmente intrigado pelo olhar de Goethe também. Em cada serigrafia, Warhol removeu o fundo da paisagem e, em vez disso, se concentrou no perfil de retrato de Goethe. Visto de relance, a imagem de Warhol de Goethe aparece mesmo como um busto de escultura. O rosto de Goethe está decorado com cores em vários tons. O que resulta é uma clara dicotomia entre o retrato clássico e a estética Pop. Estes retratos, em última análise, simbolizam o domínio de cultura de Goethe e Warhol, mesmo nos tempos contemporâneos.


Johann Heinrich Wilhelm Tischbein - Goethe in the Roman Campagna, 1787 – óleo sobre tela – 164 x 206 cm – Städel Museum, Frankfurt, Alemanha


Johann Wolfgang von Goethe (28 de agosto de 1749 - 22 de março de 1832) era um escritor alemão e estadista. Seus trabalhos incluem poesia épica e lírica, dramas em prosa e verso, memórias, uma autobiografia, crítica literária e estética, tratados sobre botânica, anatomia e cor, e quatro romances. Além disso, existem numerosos fragmentos literários e científicos, mais de 10.000 cartas e quase 3.000 desenhos dele. A pintura foi uma primeira opção de carreira para Goethe e ele publicou um livro sobre a teoria da cor, sendo a primeira pessoa a estudar os efeitos psicológicos da cor. Considerado por muitos como a maior figura literária alemã, Johann Wolfgang Von Goethe além de escritor, também foi um proeminente filósofo, cientista e teórico da cor.

Andy Warhol, nascido Andrej Varhola, Jr. (Pittsburgh, 6 de agosto de 1928 — Nova Iorque, 22 de fevereiro de 1987), foi uma figura maior do movimento Pop Art. Além das serigrafias, Warhol também utilizava outras técnicas, como a colagem e o uso de materiais descartáveis, não usuais em obras de arte. As abordagens inovadoras do Ilustrador, cineasta, fotógrafo, pintor, modelo e até produtor musical Andy Warhol para fazer arte ainda influenciam a arte contemporânea e a cultura. Ele desafiou as fronteiras tradicionais entre arte e vida, arte e negócios e em todos os tipos de mídia. No processo, ele transformou a vida cotidiana em arte e a arte em uma maneira de viver o cotidiano.

Obcecado com a celebridade e a cultura de consumo, Andy Warhol criou algumas das mais icônicas imagens do século 20. Ele também ficou famoso por suas frases, como: “No futuro, todos serão famosos por 15 minutos”. Algumas de suas obras mais célebres são: “32 Campbell´s Soup Can” de 1962 e retratos de Marilyn Monroe, usando a técnica de silkscreen. Ele também foi mentor dos artistas Keith Harring e Jean-Michel Basquiat. Seu estilo Pop-Art tem adeptos até os dias atuais, como Richard Prince, Takashi Murakami e Jeff Koons, entre outros.


Esse blog possui um artigo sobre gravuras, onde a técnica de silkscreen (ou serigrafia) é descrita. Para ver, clique sobre o link abaixo:

http://www.arteeblog.com/2015/06/gravuras-o-que-sao-os-tipos-e-exemplos_2.html


Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário