quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A história da pintura de Vincent van Gogh - Village Street and Steps in Auvers

Vincent van Gogh - Village Street and Steps in Auvers, Maio de 1890 – óleo sobre tela – 50 x 70 cm – Saint Louis Art Museum, USA


A história da pintura de Vincent van Gogh - Village Street and Steps in Auvers 

As expressivas linhas rodopiantes da rua em primeiro plano, se movem para trás, para o centro da composição e se juntam na base de uma escada em que um homem idoso com uma bengala, desce. Castanheiras estão em flor para a direita e a esquerda, e dois pares de mulheres caminham ao longo da rua. O trabalho é de uma densidade compacta, quase claustrofóbica e o céu quase não se vê. O local retratado é Rue de Sansonne, Auvers-sur-Oise, Ile-de-France, France.

A vida de Vincent van Gogh foi curta, mas sua luta por amor e reconhecimento foi longa e no final, insuportável. Porém, como muitas pessoas com problemas mentais, sua imaginação desempenhou um papel proeminente na forma como ele acreditava que outras pessoas pensavam sobre ele e sua arte. Vincent Willem van Gogh (Zundert, Holanda, 30 de Março de 1853 — Auvers-sur-Oise, França, 29 de Julho de 1890) foi um pintor pós-impressionista holandês. Seu trabalho teve uma grande influência na arte do século 20. Sua produção inclui retratos, autorretratos, paisagens e naturezas-mortas de ciprestes, campos de trigo e girassóis. Ele completou muitas de suas obras mais conhecidas durante os dois últimos anos de sua vida.

Durante sua breve carreira artística de dez anos, de 1880 a 1890, Van Gogh produziu mais de 2.100 obras de arte, incluindo 860 pinturas a óleo e mais de 1.300 aquarelas, desenhos, esboços e gravuras. Ele iniciou na Holanda, até que a França exerceu irresistível apelo, como para tantos artistas antes e depois dele. De 1886 a 1888, ele morou em Paris, de 1888 a 1889, em Arles, de 1889 a 1890, em Saint-Rémy, onde tentou se recuperar de uma doença mental e, finalmente, a partir de 20 de Maio de 1890 até sua morte, em 29 de Julho de 1890, ele morou em Auvers-sur-Oise, para tentar se recuperar completamente.




Auvers-sur-Oise é uma pequena aldeia à beira do rio Oise, cerca de 30 km de Paris. Era a cidade onde o Dr. Paul-Ferdinand Gachet, um médico, artista e colecionador, morava. Van Gogh recebeu tratamento dele e fez uma série de retratos do médico, algumas pinturas e uma gravura. Vincent mudou para um pequeno quarto em uma pousada de propriedade de Arthur Gustave Ravoux e imediatamente começou a pintar os arredores de Auvers-sur-Oise. Ele escreveu a seu irmão, Theo: "Auvers é muito bonita, é uma área rural, típica e pitoresca." Auvers era uma aldeia de artistas, onde pintores como Armand Guillaumin, Camille Pissarro, Charles-François Daubigny, Jean-Baptiste-Camille Corot e Paul Cézanne já haviam trabalhado. Em Auvers, Van Gogh pintou mais de 70 telas. Durante estas últimas semanas de sua vida, foi apenas devido ao seu trabalho que ele pôde esquecer sua doença.

O local da pintura, nos dias atuais


Ao entardecer de 27 de Julho de 1890, Van Gogh entrou nos campos de Auvers-sur-Oise e se matou com um tiro (há dúvidas se ele cometeu suicídio, ou se houve um acidente). Ele conseguiu se arrastar de volta para a pousada, onde morreu dois dias depois nos braços de seu irmão Theo. Além dele e do Dr. Gachet, alguns amigos de Paris, entre eles Bernard e "Père" Tanguy, participaram do funeral. A morte de Van Gogh provocou uma onda de condolências e discussões que revelaram o seu lugar no mundo da arte de seu tempo. A grande quantidade de literatura publicada posteriormente sobre a vida e obra de Van Gogh mostra que Theo estava certo quando disse: "Ele certamente não será esquecido".

Esse blog possui mais artigos sobre Van Gogh. Clique sobre os links abaixo para ver:








Texto escrito e/ou traduzido e/ou adaptado ©Arteeblog - não copie esse artigo sem autorização desse blog, mas por favor o compartilhe, usando os ícones de compartilhamento para e-mail ou redes sociais. Obrigada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário